Precisamos falar sobre esse anime. É sério.
Sabe aquele tipo de desenho que você fala “nossa, isso daria um filme incrível?”. Isso aconteceu com o anime Erased.
A história
Erased conta a história de Satoru Fujinuma, um aspirante a mangaka (criador de mangás) de 29 anos com uma vida bem abaixo do que ele esperava quando criança – emprego numa pizzaria, sem namorada e sem muito futuro.
O que torna Satoru especial é um “poder” que ele tem, chamado revival. Com esse “poder” ele consegue voltar alguns minutos no tempo e evitar que algo de grave aconteça perto dele com alguma pessoa que ele não conhece na maioria dos casos. E ele sempre acaba se prejudicando no final (quem nunca, né?).
Só que um acontecimento importante na sua vida faz com que ele volte 18 anos no tempo, quando ele ainda era uma criança, pouco antes de um grande crime abalar a sua vida: a desaparecimento de sua colega de sala Kayo, que foi a primeira de três crianças a desaparecerem em sua cidade natal.
Ele vê nessa oportunidade uma chance de mudar aquele futuro no qual o passado o assombrava quase todos os dias.
O veredito
Comecei assistindo porque o nome me chamou atenção. O primeiro episódio achei bem intrigante (porque muita coisa importante já acontece logo de cara!), e a cada episódio eu fiquei mais fissurada, porque Erased fala de muita coisa importante.
A história vai além do clichê “mudar o futuro”, porque a mudança é brusca – envolve desaparecimento de crianças. Além disso, quando Satoru volta ao passado ele começa a se aprofundar em problemas que ele não entendia quando ele era criança, mas que fazem total sentido quando ele é adulto. Fala de maus tratos, de violência, de abandono, de confiança, de julgamento, de solidão. Coisas que dificilmente são abordadas de uma forma tão sutil e tocante quanto é retratada nessa história.
E a mãe do Satoru, que mulher incrível! Você acha ela meio pedante no começo, mas no desenrolar da história ela mostra que ela é parte fundamental na formação do caráter que Satoru tem. Ela é literalmente a base dele.
Eu ainda estou assimilando tudo que aconteceu, ainda não consegui superar que acabou! Foi uma das melhores animações que já vi na minha vida, de tema bem adulto e que faz parte da nossa vida.
A história é curtinha, tem apenas 13 episódios e está inteira disponível no Crunchyroll. Além de ser uma animação, é também um mangá de mesmo nome. E que vai ganhar um prequel contando a história do professor de Satoru.
Alguém aí já assistiu? Vamos trocar figurinhas pelo amor de todos os deuses <3 Beijos