Entrevista – Sebastian Errazuriz

por Daniele Polis

Se lembram quando eu postei aqui sobre a exposição 12 Shoes for 12 Lovers, que está em na Melissa Pop-up de Miami?

Pois é, quando eu digo que gostei, é porque gostei mesmo. E gostei tanto que fui até atrás do Sebastian Errazuriz para saber mais sobre o trabalho dele.

O Sebastian é um chileno que mora em Nova York e já estudou em Washington (EUA), Edimburgo (Escócia), Santiago e também em NY. Já teve suas obras expostas em diversas partes dos EUA, na Alemanha, na Finlândia e no Chile também. Ele também já foi eleito o artista chileno do ano em 2010.

Juntando toda a sua experiência no campo das artes com as suas vivências com mulheres, ele resolveu criar estas doze obras. E conversando com ele é fácil entender porque as mulheres se apaixonaram – além de super simpático e sorridente, ele tem um sotaque britânico que com certeza deve fazer sucesso com as americanas.

Mas vamos lá à entrevista!

Sebastianerrazuriz-portrait

DP: Muito obrigada pelo seu tempo para fazer essa entrevista comigo.
SE: Eu quem agradeço pelo interesse. Esse projeto é realmente muito legal, e ainda não falei com ninguém do Brasil.

DP: De onde surgiu essa inspiração para criar essa linha? E por que sapatos?
SE: Toda mulher ama sapato. E todo mundo já teve uma decepção amorosa, e comigo não foi diferente. Então resolvi unir a minha experiência com algo que traduz tão bem a essência das mulheres. As mulheres sempre precisam de uma boa desculpa para comprar sapatos (risos).

DP: E como foi trabalhar com plástico?
SE: Foi desafiador. Eu acredito que o plástico seja um dos materiais do futuro, o sucesso das impressoras 3D já tem nos mostrado isso. Eu nunca tinha feito nada com plástico, e foi trabalhoso criar modelos perfeitos com todos esses detalhes. Mas acho que valeu a pena.

DP: E todos esses sapatos são usáveis? Ou são somente para exposição?
SE: Não, você consegue usá-los. Eles não são sapatos para você usar todos os dias, mas consegue sim usá-los para sair.

DP: Mas você pretende vendê-los? Alguma marca já mostrou interesse?
SE: Por enquanto não. São apenas peças de arte que estarão em exposição por um tempo. Mas quem sabe não aparece alguma empresa querendo fabricá-los para venda?

Cry Baby - Hot Bitch - Ice Queen

Cry Baby – Hot Bitch – Ice Queen

DP: Qual o seu favorito?
SE: Difícil dizer… Eu gosto bastante do The Hot Bitch, porque gosto do efeito do plástico derretendo. Mas acho que meu preferido é o The Cry Baby, pela complexidade da obra. Foi muito difícil conseguir deixá-lo exatamente da forma que eu queria, justamente por ser um sapato. E eu não queria que ele parecesse outra coisa que não fosse o sapato. Mas e o seu, qual o seu preferido?
DP: Eu gostei muito do The Ice Queen, por amar coisas que remetam ao gelo, e acho demais o efeito do gelo no solado. Mas eu gostei também do The Boss, gostei da referência com o soco inglês. E acho que gostei também porque sou mandona (bossy, em inglês).
SE: Estou com pena do seu marido! (risos)
DP: Apenas de curiosidade, qual o tamanho deles?
SE: 8 (37 no Brasil)
DP: Opa, meu número!
SE: Quem sabe você não ganha um Ice Queen?

DP: E falando em mulheres, aposto que muitas apareceram depois para ser modelo para futuros sapatos…
SE: Ah, e você não imagina como (risos). Mas não tenho mais planos de fazer novos sapatos, acho que somente esses estão perfeitos.

DP: Mas você está solteiro? Aposto que tem muitas mulheres querendo saber disso!
Eu tenho certeza que sim (risos). Mas sim, estou solteiro.

Boss - Heartbreaker - Gold Digger

Boss – Heartbreaker – Gold Digger

DP: Você já conhecia a Melissa antes do convite da exposição?
SE: Sim. A Melissa é pioneira no que se trata de plástico como acessórios de moda. Eu conheci através dos Irmãos Campana, de quem sou muito fã. Hoje a Melissa é referência e já trabalhou com importantes ícones da moda como Jean Paul Galtier, Vivienne Westwood, Gareth Pugh. Gente de quem admiro o trabalho, e gostei do fato de poder ter dado a sua personalidade para uma empresa de sapatos.

DP: E depois de Miami, a exposição vai para outro lugar?
SE: Sim, já temos exposições agendadas nos Estados Unidos e na Holanda. Não esperava que o sucesso fosse ser tão grande.

DP: Você pretende trazer a exposição para o Brasil?
SE: Com certeza. Nunca fiz nenhum trabalho no Brasil, e gostaria muito. Quem sabe não aparece o convite para uma exposição aí?
DP: Se você vier eu vou roubar sua Ice Queen (risos)
SE: Então já vou contratar seguranças para este modelo.

DP: Obrigada pelo seu tempo, Sebastian, muito sucesso para você!
SE: Eu quem agradeço. Espero te ver no Brasil!


E ai, gostaram? Se eu já tinha gostado dos sapatos, gostei mais ainda depois desse bate-papo com o artista. Ele é incrivelmente cativante!

Agora é torcer pra vir para o Brasil, né? Quero ver essas belezuras de pertinho!

Se vocês quiserem acompanhar mais o trabalho dele, ele posta direto coisas muito legais no Instagram dele (@SebastianStudio).

Imagens: Sebastian Errazuriz

Acho que você também vai gostar:

Deixar um comentário