Vamos falar hoje sobre cinema japonês! Não é segredo para ninguém que eu acompanho muita coisa da cultura japonesa – séries, música e também filmes. Muita gente fica curiosa sobre os filmes ou tem vontade de rever aqueles clássicos que a gente ama.
Você sabia, por exemplo, que o filme japonês Ring inspirou a criação do filme “O Chamado”?
E para trazer mais para perto o cinema japonês e comemorar os 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil, teremos entre agosto e setembro o Japan Film Experience – JFX – uma amostra de filmes de gêneros diversos, incluindo documentários e clássicos, nos cinemas brasileiros. A amostra conta com apoio da Sato Company.
A programação do Japan Film Experience ainda não está completa, mas o que vale ressaltar é que tem filmes de diversos tipos mesmo. Tem desde as animações mais clássicas, como Doraemon, passando por terro e documentário. Uma ótima oportunidade para quem acha que japonês só produz anime (animação).
Eu selecionei alguns filmes que merecem destaque (e que eu provavelmente irei ver):
- Akira: um dos maiores clássicos da animação japonesa (que completa 20 anos neste ano!!), traz a Tóquio de 2019. A moto vermelha é um dos maiores clássicos da cultura geek japonesa.
- Ghost In A Shell:
- Rurouni Kenshin:
- Ultraman:
recentemente o filme ganhou uma versão Hollywood com Scarlet Johanson, mas a animação veio bem antes. Vale a pena conferir se você gostar de filmes de ficção científica.
popularmente conhecido no Brasil como Samurai X, a trilogia live-action da série merece muito ser vista! A história está bem fiel ao mangá e a produção é incrível. Vale a pena.
Um dos maiores clássicos do Tokusatsu (que eu carinhosamente chamo de robozinho), que agrada demais aos fãs do gênero.
O evento também promete trazer experiências além do cinema, com sessões onde será possível a degustação de itens da culinária japonesa em filmes com a temática gastronômica, sessões pra Cosplayers e também sessões com o que chamam de experiência Terror, que dizem que terão estímulos assustadores para que gosta do gênero. Claramente a última sessão é a que passarei longe.
Ainda estão previstas outras atividades paralelas aos filmes, como palestras e mesas redondas.
Uma coisa que achei muito legal é a atenção que tiveram pra pessoas com necessidades especiais: o JFX prevê a exibição de alguns filmes com audiodescrição, libras e legendas descritivas, para alcançar espectadores com deficiência motora, visual ou auditiva, garantindo a acessibilidade.
Além disso, também estão previstas sessões para estudantes por meio do circuito CEU-SPCine, em locais alternativos ou com pouco acesso a cinemas, gratuitas ou com preço especial. Ou seja, vai ter cinema japonês pra todo mundo sim!
Eu achei muito legal a ideia, e estou doida para assistir à alguns filmes da programação. Não foi dado ainda mais detalhes como locais, datas e preços, mas assim que eu souber, volto aqui para contar, viu?
Quem mais aí empolgado com a ideia?
Beijo.
ATUALIZAÇÂO
Recebi da assessoria do evento que o evento foi postergado para 2019. Vou mantendo vocês informados!