Oi, gente!
Ontem eu postei no meu Instagram (segue lá: @danipolis) que estava fazendo uma mega faxina em casa e fiz a limpa na minha gavetas de remédios. Acabou que achei um monte de remédio com prazo de validade expirado. E aí veio a pergunta: onde descartar remédios vencidos?
A resposta é simples: nas farmácias ou postos da Vigilância Sanitária. Eu não sabia até pouco tempo atrás, e muita gente me respondeu que também não sabia. Se você for parar para pensar friamente, faz sentido – remédios são químicos, e químicos poluem se não descartados de forma correta. Agora pensa, se em uma limpeza eu descartei dezenas de pílulas em casa, imagina multiplicando isso pelo número de pessoas que vivem na nossa cidade, estado e no país todo?
Hoje foi na farmácia deixar os remédios vencidos, e perguntei para o farmacêutico quais seriam os tipos de remédios que não poderiam ser descartados em farmácias comuns. Segundo ele, remédios controlados (leia-se aqueles que precisa de receita para comprar) não podem ser descartado nas farmácias, e devem ser descartados em qualquer posto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (a ANVISA). Então é bom ter isso em mente antes de ir até a farmácia – já deixa tudo separado para não ter erro!
Uma forma boa de tentar conscientizar todo mundo é organizar nos lugares que você frequenta um dia de descarte dos remédios, e uma pessoa fica responsável pelo descarte correto. Vale condomínio, igreja, trabalho, qualquer lugar, porque o que mais vi foi que as pessoas não tem noção de onde descartar remédios vencidos, e acabam jogando no lixo normal.
Cuidar do planeta é responsabilidade de todos nós, e essas pequenas atitudes ajudam muito. E você, sabia que o correto era se jogar na farmácia?
Compartilhe com todo mundo que você acha que precisa saber dessa informação.
Beijos!
Imagem: The Indian Express