Faz uma era que não venho aqui para escrever sobre o Vida de Noiva, né? Já tem alguns meses que casei, mas o assunto não acaba, e eu não postei tanto quanto eu deveria sobre!
Então vamos falar de um tema legal: tradições de casamento!
Há muitas delas, não é? Algumas mais populares, outras nem tanto! Há também aquelas que são tradição em alguma cidade, ou na família de um dos noivos.
Minha família não tem nenhuma tradição específica, então ficou tudo em aberto para eu pensar em algo. Algumas pra mim considerei indispensáveis e/ou legais, e levamos para o nosso casamento. Vamos ver quantas delas vocês conhecem!
Ah, já alerto que este será um post bem grande!
Escrever na barra do vestido de noiva
Essa é para as amigas solteiras que desejam casar!
No casamento de um casal de amigos, eu escrevi na barra do vestido da Ra, a noiva. Eu não tinha nem namorado nem nada, então escrevi “Daniele Polis + Marido Rico Europeu”. Entrou pra história, e nunca vi um cinegrafista rir tanto num casamento.
No nosso casamento claro que abri o espaço para que as amigas também escrevessem no vestido! Porque toda mulher solteira sabe que nunca dá tanta vontade de casar quanto quando você está num casamento.
Há quem diga que a noiva tem que entrar com o vestido na igreja com os nomes, e há quem diga que depois do casamento as meninas devem escrever no vestido. No nosso preferi que fosse depois, porque a gente fica tenso na hora da cerimônia, então depois você está mais tranquilo, e vira um verdadeiro evento dentro da festa. Prova disso é ver quantas amigas deixaram seus nomes no forro branco.
Como o vestido era meu mesmo, as meninas escreveram sem problemas no forro. Quem vai alugar o vestido, não pode deixar que escrevam no forro, ou você paga uma multa por danificar o vestido (e que muitas vezes é alta). As opções são escrever na fita crepe e colar na barra do vestido, ou então comprar em lojas especializadas adesivos com este intuito.
Something old, something new,
something borrowed, something blue
Traduzindo: alguma coisa velha, alguma coisa nova, alguma coisa emprestada, alguma coisa azul. Essa tradição veio dos Estados Unidos, e pegou firme aqui no Brasil.
Essa foi uma tradição que segui, e que foi bem divertido! As amigas participaram também da escolha, e no final minhas escolhas foram:
- Algo Velho: Aqui eu tinha que escolher algo usado. Escolhi dois itens: o anel de noivado, que era da mãe do Dre e que além de lindo representou muito na nossa história, e também um rosário que eu trouxe do Vaticano quando fui para a Europa em 2010 – com o qual eu tinha rezado e pedido bençãos na cidade. Foram duas escolhas muito boas, pois representaram muito para mim.
- Algo Novo: Essa é a mais fácil, né? Usei várias coisas novas, entre elas o vestido, o sapato, a lingerie, o véu e o arranjo de cabeça! Arrumar algo novo é a parte mais fácil dessa tradição, já que muitas vezes compramos coisas novas para este dia tão especial. As alianças também eram novas, já que não usamos aliança durante o nosso noivado.
- Algo Emprestado: Alguém tem que te emprestar algo para ser usado durante o casamento. A Mayra foi a que se encarregou de me emprestar um item para que eu usasse – e a escolha foi um brinco lindo, que combinava perfeitamente com o meu visual todo. Lembre-se de pegar algo emprestado de alguém que goste muito de você (e você dela), pois você vai levar um pedaço dela com você para o altar. Há quem pegue o vestido, e eu acho lindo também!
- Algo Azul: Eu tinha pensado em escolher azul para os sapatos, já que amo sapatos coloridos. Mas como o sapato já era mais nude, decidi colocar o azul nas unhas – ainda mais depois de ter visto o azul mais lindo do mundo, que se chama Blue My Mind, da O.P.I. Não me arrependi em nada! Me apaixonei tanto pelo azul que até comprei o esmalte.
Jogar o Buquê
Acho que é a mais tradicional de todos, né? Jogar o buquê faz parte de todo e qualquer casamento, para passar a oportunidade para uma amiga solteira casar.
Antes de jogar o buquê, jogamos também alguns véus de noiva para as meninas se prepararem para o buquê. Vimos isso no casamento de um amigo e amamos! Ai fizemos no nosso também.
Joguei dois buquês: um de flores e um de sapos. O meu buquê de flores não foi o buquê que casei, foi um buquê diferente que o Caio, meu decorador, providenciou para o momento. O buquê de sapos de pelúcia se desfazia em seis peças, para que seis sortudas pudessem encontrar o príncipe encantado. Quem pegou amou.
Acho que essa é uma das horas mais esperadas da festa, né?
E ai, gostaram? Conheciam todas? Tem alguma tradição que você quis ou quer no seu casamento?
Deixe nos comentários 🙂
E para ver todos os posts da série “Vida de Noiva” é só clicar aqui.
Imagens: Felipe Simon