Oi gente!
Hora de falar de cidadania italiana!
Cidadania reconhecida, e agora? Agora é atualizar o AIRE.
Você tem que pedir a atualização do seu registro na cidade/consulado que te atende. Essa atualização é super importante, e deve ser feita o quanto antes, porque ela demora demais para sair.
Você precisa ter todos os seus dados cadastrais atualizados para ter direito aos serviços consulares. E se você mudar de estado ou país de onde foi reconhecida a sua cidadania, isso é ainda mais importante.
Eu infelizmente tive que voltar ao Brasil, então tive que transferir o meu registro para cá, e vou contar como você pode pedir o seu.
.
Por que pedir?
Se tem uma coisa que os italianos levam à sério, é a residência. Quem muda de cidade tem que ir na prefeitura da nova cidade pedir a transferência, para não ter problemas fiscais e jurídicos.
Além disso, se você não tiver os seus dados atualizados na sua jurisdição, não consegue acesso à serviços que precisar, como emissão de passaporte, por exemplo.
Como pedir atualização
A primeira coisa é conferir qual o consulado que atende o seu local de residência.
No Brasil os consulados estão em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre, além da embaixada em Brasília.
Se você mora no exterior consulte qual consulado atende no seu país – e dependendo do país eles são divididos por região também. Por exemplo, meu irmão que mora em Atlanta é atendido pelo Consulado Italiano em Miami.
Como pedi em São Paulo
Segundo o site oficial do Consulado Italiano em São Paulo, que é o que atende onde moro, eu poderia pedir de duas formas:
• por carta registrada ou sedex para o consulado;
• por e-mail específico do anagrafe no consulado de São Paulo.
É importante dizer que a solicitação tem que ser feita individualmente pelo próprio requerente, salvo casos de cônjuge ou filhos menores de idade, que constam espaço no formulário.
Nos dois casos você deve anexar os seguintes documentos:
• formulário preenchido e assinado aqui;
• Cópia do passaporte ou da carteira de identidade (italiana ou brasileira) frente e verso;
• Comprovante de residência que tenha sido emitido nos últimos 3 meses em nome do requerente. Se não tiver em seu nome, pode ser em nome do cônjuge, desde que a certidão tenha sido transcrita.
Eu escolhi mandar por e-mail, porque é o mais prático e eu acho o mais seguro também, porque você não corre risco de perder o comprovante do envio. Aí veio a resposta, menos de dez minutos depois: se você vai se registrar naquele consulado pela primeira vez, você deve fazer a solicitação por um sistema deles, que pode ser conferido aqui. Ou seja, tive que enviar por esse sistema. Os documentos não mudam, mas essa informação poderia estar mais clara no primeiro link, né? Agora se você mudou de cidade/estado dentro da mesma jurisdição, tem que pedir por e-mail ou carta mesmo.
Já pedi, e agora?
Agora é esperar, não tem jeito.
A solicitação tem até 180 dias para ser atendida, então demora um pouco. Você tem que esperar concluir tudo para ter direito aos serviços consulares, então o bom é fazer o quanto antes.
É importante manter o AIRE atualizado onde você mora, para evitar problemas e cobranças desnecessárias, porque se você não fizer vai constar seu endereço antigo.
Inclusive eu mesma demorei para fazer, e mereço um puxão de orelha por isso.
.
Em breve eu vou trazer mais posts sobre a minha experiência com cidadania italiana aqui no blog, mas eu também publiquei algumas coisas lá no meu canal no Youtube. Você pode conferir a playlist da cidadania clicando aqui.
Até o próximo post.