É hoje, dia 17/03.
Eu sempre fui muito apaixonada por essas festas exclusivamente comemoradas por países de primeiro mundo (como Halloween, Valentine’s Day e White Day). Claro que adoro nossas festas (não só por serem feriados, antes que pensem besteira…) e acho muito legal essa diversidade que existem entre as culturas (anos novos diferentes, natais diferentes e bla bla bla) então, sempre que posso viver essa “cultura diferente” eu aproveito. Mas antes vamos conhecer um pouco da história do St Patrick´s Day…
“O dia de St Patrick é a 17 de Março. É feriado na Irlanda porque St Patrick é o seu santo patrono.
St Patrick foi um missionário encarregado de converter os Irlandeses ao Cristianismo no século 4º depois de Cristo. É considerado o fundador da Igreja Católica na Irlanda. Neste dia há desfiles pelas ruas das grandes cidades irlandesas. Em Dublin, a capital, há um desfile de Carnaval e há festas pela noite dentro. As pessoas vestem-se de verde e pintam trevos na cara, porque o trevo é o símbolo da Irlanda; St Patrick usava-o como uma metáfora para explicar o conceito da Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo). A cor verde é associada ao dia de St Patrick, porque é a cor da Primavera, da Irlanda (considerada a ilha verde) e do trevo.
As crianças em idade escolar seguem ainda hoje uma pequena tradição, beliscam os colegas que não usam verde neste dia.”
Fonte: Minerva.uevora.pt
Ano passado, estive com a Ju na Argentina por duas semanas, estudando espanhol. Acabamos conhecendo várias pessoas na casa que morávamos (maioria esmagadora europeus e americanos). Dia 17 de março do ano passado, aniversário da minha prima e dia de São Patrick, eles nos convidaram pra ir num Pub, onde iria ter a festa. E realmente teve.
Já na porta a gente via pessoas com trevos pintados nas caras, e todos os garçons do lugar usavam uma gravata verde. Tinha um monte de gente tomando chopp verde (chopp com menta) e frozen margarita.
Eu nunca tinha ido num Pub, e achei muito europeu mesmo ahaha. O lugar fede a tabaco, muita gente fuma. É algo muito diferente de tudo que ja fui, o bar é no andar de cima, e no subsolo é a pista de dança. O DJ era europeu e só tocava eletrônica de lá. Eu não conhecia metade das músicas… Mas foi um lugar muito legal!
Espero um dia estar na Irlanda pra ver esse carnaval de perto…
E o mais engraçado! Hoje peguei uma roupa verde sem querer, e vim com ela! Ou seja, acabei entrando no clima sem querer… Pelo menos beliscão eu não levo!
Fotos : Pub na Argentina. E a gente de verde…
Beijos!