Passaporte – Ok!

por Daniele Polis

Mais uma etapa do “to-Do List” completa! E muito mais rápido que o esperado, tenho que confessar.

Quando eu fui tirar meu passaporte, em abril de 2005, lembro que cheguei super cedo no posto do Shopping Tatuapé (até então o mais vazio de todos) e fiquei 3 horas esperando para retirar meu passaporte. Dessa vez não. O processo tá mil vezes mais simples.

O primeiro passo é entrar no site da Polícia Federal. Preenchido tudo e imprimindo o GRU para pagar a “pequena” taxinha de R$156,07 (era R$89 e alguma coisa quando fiz o outro), você pega o número do protocolo e agenda um atendimento, pela Internet mesmo, no posto de sua preferência. É tão interativo que dá pra abrir o dia e aparecem todos os horários disponíveis para a data. Ai você seleciona um e ele abre uma nova janela com os dados do seu protocolo. Só chegar 15 minutos antes no posto e pronto!

Mas é claro que não há processo burocrático no Brasil sem novela. E então vamos à minha.

Pra começar: preencher a GRU. Eu rpecisava do maldito número do título de eleitor, que minha mãe não achava nem por Cristo em casa. Depois de uma novela toda, entrei no site do Tribunal Regional Eleitoral pra achar o número do meu título. O original eu procuraria com mais calma, ou na pior das hipóteses, pediria segunda via…

Fato é que deu erro na ferramenta de busca do site. Depois de umas 20 tentativas minhas e do Dai, resolvi ligar para o número que estava escrito no topo da página.Liguei e um moço super simpático me atendeu. Informei alguns dados e ele me informou tudo que eu rpecisava! Agradeci e voltei á GRU.

Depois de preencher tudo, imprimir e pagar, veio a pior parte – o agendamento. Entrei na sexta e tinha horário para segunda nos Shopping Tatuapé e Light. Como trabalho em Moema, o melhor posto pra mim seria do do Shopping Ibirapuera. Esperei e quando fui olhar de novo já não tinha em nenhum outro posto fora o NUPAS, na Lapa. Ou seja, impossível.

Ontem de manhã entrei novamente e tinha tinha no Tatuapé para hoje, as 17:30. Pensei em todas as formas de voar e chegar lá, e marquei. Já tinha em mente que teria que correr mais que um keniano.

Ontem a noite, depois de chrgar no conforto do meu lar, resolvi dar uma última tentativa e olhar no site no posto Ibirapuera. Bingo! Apenas 2 horários disponíveis: 11:15 e 14:45. Marquei o das 11:15 já disposta a almoçar mais cedo e feliz por não ter que atravessar São Paulo como uma louca.

Hoje cheguei lá era 11:05 e quando fui informar que estava lá para renovar, o moço já me encaminhou para atendente disponível. Achei super rápido! Tirando o pequeno contratempo com a atendente (que quis me provar que Docmento de Identificação e Cédula de Identidade são a mesma coisa), em NOVE minutos sai de lá, com o protocolo que me diz pra retirar quarta que vem! Serviço rápido e eficiente, adorei!

Importante: Se você já tem um passaporte e for renovar, precisa levar seu antigo. Se não o tiver, tem que ir na Polícia Federal e pagar multa de 2x o valor vigente do passaporte.

Mais um passo dado rumo ao 5S da minha vida!

Ainda faltam muitos passos, mas eu vou indo pouco a pouco…

Beijos!

Acho que você também vai gostar:

Deixar um comentário