Acho esse passo super importante para quem vai atrás do reconhecimento de sua cidadania – aprender italiano.
Embora não seja obrigatório, eu acho legal a pessoa estar pelo menos disposta a aprender a falar a língua do seu país. Não se esqueça que reconhecer a sua cidadania não é só ter um passaporte vermelho, é também se tornar responsável por aquele país, ter direitos e também deveres. E como você vai saber se expressar sem saber falar niente de italiano?
Muita gente teve em sua criação os avós ou bisavós falando italiano. Cresceram numa casa onde chamavam a avó de nonna, onde o cazzo era a palavra mais ouvida. Infelizmente não foi meu caso, então eu resolvi correr atrás do “prejuízo”.
Em 2010 comecei a estudar italiano em São Paulo, e neste mesmo ano pude visitar a Itália. Tentei me virar com o que tinha aprendido, e até que consegui me virar bem. Os italiandos (especialmente os romanos) amam os brasileiros, porque praticamente todo mundo tem um parente ou conhecido que imigrou para o Brasil. A gente sabe disso, quantas novelas com imigrantes italianos a rede Globo televisionou?
Fiquei afastada do idioma por 3 anos, até que voltei neste ano e estou amando! Estou estudando na Società Italiana de Santos, um lugar que é reconhecido pela Itália como local de ensino da língua italiana e onde descendentes e simpatizantes se encontram para falar sobre a Itália, sobre as suas experiências, sobre a cultura, sobre a família.
Meu estudo não se restringe às 2 horas semanais de aula que eu tenho, e sempre tento complementar seja fazendo exercícios de outras apostilas, escutando música, lendo notícias e de vez em quando assistindo a RAI. Tudo que puder me ajudar no sentido de “aprimorar a língua” eu tô dentro. Tem me ajudado bastante, até porque se a gente não pratica acaba esquecendo.
Algumas apostilas e sites que achei e que podem ajudar à quem quer estudar:
• Exercícios em italiano em pdf (aqui)
• Curso de italiano com áudio em MP3 (aqui)
• Curso Globo de Italiano (aqui)
• Exercícios de gramática (aqui) – em italiano
• Lições no site da RAI (aqui) – em italiano
• Site com uma lista de sites onde praticar italiano (aqui) – em italiano
Espero que tenha sido de grande ajuda! Qualquer idioma que se estude é uma prática constante, senão a gente esquece tudo – e não tem essa de escola boa ou ruim, o seu esforço conta muito mais do que qualquer professor ou escola. Então vamos fazer nossa parte neste processo que só depende da gente.
E vamos seguindo aí na luta para falar italiano!
Bacio per tutti 🙂
4 Comentários
É isso ai Dani!! Meu iraliano esta uma vergonha!! Estudei 2 anos mas ja faz mais de 10 anos que parei!!! Hehehe
Fer, vamos investir nesse italiano aí! Ahaha Eu adoro estudar italiano, apesar de me confundir um pouco.
É isso ai Dani!! Meu iraliano esta uma vergonha!! Estudei 2 anos mas ja faz mais de 10 anos que parei!!! Hehehe
Fer, vamos investir nesse italiano aí! Ahaha Eu adoro estudar italiano, apesar de me confundir um pouco.