Italianando: Estamos na Fila Oficialmente!

por Daniele Polis
Italianando

É oficial: estamos na fila do Consulado Italiano de São Paulo!

Eu juro que queria estar mais empolgada para escrever este post, apesar de eu estar bem empolgada, mas é porque eu gostaria de: 1- ter entrado antes, 2- não lembrar que a espera está em aproximadamente 15 anos para ser convocado. Mas é justamente por isso que estou aqui compartilhando isso com vocês, porque gostaria que alguém tivesse me dito o que vou dizer para vocês agora: você não precisa ter todos os documentos para entrar na fila.

É sério. Na minha cabeça só podia entrar na fila quem tinha absolutamente todos os documentos em mãos, tudo certinho só precisando traduzir, mas não! Você não precisa apresentar documento nenhum para entrar na fila, não precisa de cópia de nada. Você precisa só enviar um formulário preenchido e assinado, e só!

Está no site do Consulado Italiano de São Paulo: você preenche este formulário, assina e envia para o endereço do Consulado, que fica na Avenida Paulista. E você está na fila!

estamos na fila

Na verdade, não é tão lindo quanto parece: uma rápida pesquisa no site e você vê que estão convocando em 2017 pessoas que entraram na fila em 2005. Não, você não está lendo errado, mas se estiver duvidando, pode clicar aqui para conferir.

A previsão é que quem resolva dar entrada hoje vá ser chamado, em São Paulo, daqui quinze ou vinte anos. Um absurdo, já que o prazo legal que o Consulado tem para reconhecer seu direito é de 730 dias, ou seja, dois anos.

Por isso que eu fiz esse post pra te dizer: ENTRE NA FILA O QUANTO ANTES. Não importa se você não tem todos os documentos, ou se vai precisar fazer alguma retificação (meu caso), você deixa lá teu lugar na fila enquanto você corre atrás de todo o resto. No formulário você preenche os dados do seu antenato, mas tudo bem se alguma informação for divergente, o que importa é a documentação que você vai apresentar. É ela quem conta!

Eu queria que alguém tivesse me dito há dois anos atrás, quando achei quase tudo da minha família (contei aqui), que eu poderia entrar na fila naquele momento, e assim teria muitas pessoas a menos na minha frente.

Mas e quando me chamarem? O que acontece?

As respostas aqui são muitas:

      • Se você quiser reconhecer seu direito, tem que apresentar toda a documentação pronta conforme solicitação do consulado (aqui tem a lista completa) no dia da sua convocação. Atenção: se você perder a convocação, tem que entrar na fila de novo!
      • Se você já tiver ter decidido ir para a Itália, por conta da demora aqui, é só “perder” a vez.
      • Se você mudar de ideia e não quiser mais reconhecer é só “perder” a convocação.

Resumindo, como entro na fila?

      • Assina e envia para o Consulado Italiano de São Paulo. Importante: envie com o Aviso de Recebimento (AR) para que você tenha como comprovar que foi recebido.
      • Acompanha pelo site para ver a quantas andam as convocações.

Cabe ressaltar que é extremamente importante você ir juntando toda sua documentação enquanto isso, para ver se não serão necessárias retificações devido erros nas certidões. É nessa fase que estamos agora, já que erros são super comuns, e o ideal é deixar tudo bem redondo!

Alguns grupos no Facebook para acompanhar as movimentações e tirar algumas dúvidas no que diz respeito ao processo de Cidadania Italiana:

Contra as Filas dos Consulados Italianos no Brasil
Cidadania Italiana – Área Livre
Cidadania Italiana – Faça Você Mesmo

Alguém aí nessa fila também?

Compartilhe com aquele seu amigo que quer reconhecer a sua cidadania!

Beijos!


Imagem: Big Think

Acho que você também vai gostar:

Deixar um comentário