Sobre Lulu, Tubby e Rótulos

por Daniele Polis
Só se fala disso.

O Lulu invadiu as redes sociais, e até os noticiários. Se você quer saber mesmo o impacto dessa rede no mundo, eu te convido a entrar na parte de mídia do site do aplicativo. Entre as avaliações estão “Sex And The City encontra o Facebook”. E como vem ai o lançamento do aplicativo “revanche”, o Tubby, programado para esta quarta-feira, resolvi deixar aqui os meus comentários sobre essa polêmica toda.

Para quem não conhece, o Lulu é um aplicativo exclusivo para mulheres, no qual elas avaliam homens de acordo com um questionário seguindo diversas diretrizes, como compromisso, bons modos, sexo e humor, por exemplo. Você pode ver a avaliação de todos e avaliar também se quiser. E tudo é anônimo, ou seja, você não consegue ver quem avaliou tal homem e muito menos ser vista caso avalie alguém.

Eu sou uma das que tá se divertindo muito com o Lulu, super confesso. Eu ri muito quando vi as avaliações do Dre (eram três; uma foi deletada), sendo que nenhuma delas era minha. Eu fiquei vendo as avaliações que outras mulheres fizeram dele e eu pensava “nossa, ela realmente não o conhece” ou “isso é verdade, por isso casei com ele”. Eu também fiquei vendo as avaliações dos amigos, mandando o print da telas para eles, para que ficassem curioso sobre o que as mulheres achavam deles.

Para mim tava meio que uma brincadeira de amigo secreto, onde todo mundo manda recado anônimo pro outro, sabe? Mesmo sem ter feito uma única avaliação, eu vejo todo dia e dou muita risada! Eu genuinamente não vi maldade nisso, porque eu sinceramente não acredito que uma mulher vai escolher se vai sair ou não com o cara por causa de uma nota que ele tem em um aplicativo.

O Dre e sua super nota

O Dre e sua super nota

Se o Tubby seguisse essa mesma linha, de avaliar por situações, eu acharia o maior barato. Confesso que fico até curiosa pra saber as minhas avaliações. Agora, um app que avalia simplesmente o cunho sexual? Desnecessário demais. Não acho que o sexo é a única métrica pra “avaliar” nem homens nem mulheres. Ou o maior “problema” dos homens em relação as mulheres se resume puramente em sexo?

O Tubby, pra mim, é machista e ofensivo, de todas as formas possíveis. Ele é uma tradução “física” do que acontece o tempo inteiro nas ruas, nas mesas de bar, nas conversas entre amigos, de uma forma pública e mais ofensiva. É a transcrição das cantadas de pedreiro em caracteres. Se você entrar na página do aplicativo no Facebook e ver a sugestão de hashtags, é de ficar embasbacado. E é vergonhoso.

Eu estou bem longe de ser aquelas feministas inveteradas, de sair queimando sutiã e o caramba. Mas passou a linha do bom senso e do respeito. Prova disso está quando você remove a sua inclusão no perfil e aparece “Fulana arregou e não faz mais parte do Tubby“. Oi?

tubby-arregou

O Dre bem falou “os homens sempre fizeram isso, mas de forma velada“. Tudo bem. Não é tirando meu nome dali que eu não vou ser mais julgada, não estou falando isso. Mas eu deixar minha foto e meu nome para que os homens julguem como teoricamente sou sexualmente não é plausível. E quem usa o Facebook como ferramenta de trabalho, como fica?

Os homens não gostaram de ser rotulados, sendo que eles sempre rotularam e sempre vão rotular as mulheres. E a melhor resposta para isso é criar um aplicativo onde vão avaliar quão piranha uma mulher é. Porque é para isso que ele vai servir, afinal todos nós sabemos que mulher que transa com vários caras é vagabunda.

Não falo que as mulheres não fazem isso. Ah se fazem! Elas comentam com as amigas no que tal cara é bom, no que não é, tudo. Se você traçar um comparativo entre a proposta do Lulu e do Tubby, vai ver que são propostas totalmente diferentes.

Se você quiser ser removida do Tubby é só clicar aqui. E se você quiser ser removido do Lulu é só clicar aqui.

Eu me removi. Não por não gostar da brincadeira de avaliação. Mas sim por ter a plena consciência de que eu tenho muito mais a ser avaliado do que apenas como sou na cama.

Vale a leitura: Nosso Tubby é Ao Vivo e A Cores (por Casal Sem Vergonha)

Acho que você também vai gostar:

4 Comentários

Thiago Nunes dezembro 3, 2013 - 9:29 am

Po Dani. Bate um print para minha pessoa aê do Lulu, por obséquio.

Reply
Daniele Polis dezembro 3, 2013 - 9:32 am

Vou bater e te mando pelo face 🙂

Reply
Thiago Nunes dezembro 3, 2013 - 9:29 am

Po Dani. Bate um print para minha pessoa aê do Lulu, por obséquio.

Reply
Daniele Polis dezembro 3, 2013 - 9:32 am

Vou bater e te mando pelo face 🙂

Reply

Deixar um comentário